Férias... vem prá bordo do Cascalho você também !!!

Depois de voltar das suas férias a bordo do Cascalho, diga aos seus amigos apenas que você viveu uma das melhores aventuras da sua vida. Deixe assim. Deixe no ar. Até porque, traduzir em palavras todas as sensações de prazer que você irá experimentar, será uma tarefa bastante árdua... ainda mais que, se as pessoas gostarem do seu relato, você corre o risco de perder a sua paz. Elas te farão falar mais e mais e você precisara urgentemente de outras férias!

A doce vida de quem mora no mar...

Acordar, de manhã bem cedo, quando os primeiros raios de sol começam a colorir a paisagem, já ouvindo a suave melodia da água do mar acariciando o casco do barco e, lentamente se dar conta do que o espera do lado de fora.

Tomar um delicioso café da manha, na varanda flutuante, ouvindo a sua música preferida e apreciando a natureza que acrobaticamente vai se movendo ao seu redor. Tentar explicar a inexplicável sensação de ver o sol se erguer no horizonte ou surgindo por detrás de uma montanha, modificar e colorir toda a paisagem, deixando o verde e o azul e o amarelo ainda mais vivos e em perfeita harmonia. Lembrando que a vida está aí para ser vivida intensamente. Confundindo os teus sentidos, o cheiro do mar e do café, as cores e os rumores que, sorrateiramente vão tomando conta do teu ser.

Da varanda direto para o mar...

Depois, é só escolher... tem onda? Vamos surfar! Tem vento? Kitesurf! Corais e arrecifes? Vamos mergulhar. Ou então... caminhar na areia, jogar frescobol, remar ou simplesmente curtir um "dolce far niente" fazendo parte dos verdadeiros cenários de cinema que insistem em estar sempre no nosso caminho.

Tente narrar a sensação de espanto quando, depois do café da manhã você decide pegar o caiaque e remar em direção a linha do horizonte só para ver quanto tempo leva para você chegar lá. E, de repente, você percebe a imensidão que se abre a sua frente. Especial presente para você, que decidiu estar ali naquela hora e naquele lugar. Este é um momento de muito perigo: enfeitiçado você já está; o perigo agora já é o de não querer mais voltar!

Tente descrever com riqueza de detalhes os diferentes cenários, que não se repetem nunca... qual é mesmo a sensação de estar ancorado dentro da cratera de um vulcão? Ou ainda, a sensação de maravilha e espanto ao deparar-se pela primeira vez com o fundo do mar, o mais belo e colorido espetáculo, com as mais variadas formas e cores, também preparado especialmente para você. Espetáculo de cores, formas e movimentos... peixes solitários ou em cardumes, plantas, pedras, corais e música, muita música. Que não pode ser ouvida, apenas vista e vivida através do movimento de cada ser vivo dentro deste mundo tão diferente onde, naquele momento e, talvez pela primeira vez na sua vida, você é minoria. Os habitantes deste novo mundo são tão curiosos a teu respeito quanto você por eles. Logo você percebe que, o medo se foi... você está em outra dimensão e o único som que você pode ouvir é o da sua própria respiração.

Tente imaginar o seu sorriso ao se deparar com tudo isso. Apenas imaginar, porque afinal você não se viu sorrindo. E depois, tente descrevê-lo.

Às vezes é preciso ter cuidado com a preguiça. Imagine tentar descrever a sensação de ter que resistir a preguiça de sair de dentro deste mar, tão azul e transparente, como você sempre sonhou.

Depois de tudo, é hora de um merecido descanso E de um happy hour, por que não! Afinal, ninguém é de ferro. Esta é a hora de confraternizar com os novos amigos, vindos dos quatro cantos do mundo e que, por mera coincidência, escolheram estar no mesmo lugar e na mesma hora que você.

As ancoragens passam então a ser o nosso endereço nada fixo. Quanto mais paradisíaco o lugar, mais longa será a estadia.

E o mais importante... viver a vida sem pressa. Sem pressa para ver o tempo passar, sem pressa para partir ou chegar. Vivendo o hoje, porque o amanhã é só o amanhã, e o hoje que vivemos é sempre rico de experiências.

 Melhor mesmo deixar no ar, descrever sem detalhar as suas férias. Porque, de verdade, é capaz de matar de inveja quem não foi, é claro.

E quanto a nós?

Sim... trocamos o caos do asfalto e da cidade, pela vida no mar. Programar viagem para as próximas férias? Não, não... já vivemos nelas! Somos turistas profissionais...

Maiores informações através do email viveravela@gmail.com.

Em Tobago Cays.
"Dolce far niente".
Até a linha do horizonte!
Um novo mundo!
Férias!!!
Kitesurfing.
Lagosta grelhada a bordo... yes!
Turistas profissionais!
O Cascalho singrando os Mares do Caribe.